Oron - Seja Um Afiliado - Clique na Imagem

Oron - Seja Um Afiliado - Clique na Imagem
A Melhor Maneira de Ganhar Dinheiro com Seus Downloads

Curso Como Influenciar Pessoas



Daniel Goleman ficou famoso quando escreveu Inteligência Emocional, o livro que desmistificou a importância do QI, ou Quociente de Inteligência, para o sucesso das pessoas. Antes de Goleman, uma pessoa era mais ou menos inteligente de acordo com a nota obtida no teste de QI. Depois de seu livro, o que passou a valer são atributos como confiança, automotivação, empatia, capacidade de aprender sozinho e de se virar nas mais diversas situações. Agora, Goleman está lançando "Trabalhando com a Inteligência Emocional" (Working with Emotional Intelligence), lançado no final de 1998 nos Estados Unidos e que a Editora Objetiva está lançando este mês no Brasil. Deste livro, VOCÊ S.A. publica agora um capítulo especialmente interessante para quem deseja se dar bem na carreira: "A arte de influenciar pessoas". Leia e diga adeus ao anonimato.
A fusão da corretora americana Salomon Brothers com a Smith Barney, tempos atrás, criou uma das maiores firmas financeiras do mundo. Na imprensa especializada, o acontecimento foi saudado como uma realização do executivo da Smith Barney, Sanford Weill. Poucas semanas depois de anunciada a fusão, foi realizada uma série de reuniões para detalhar como as duas companhias iriam se transformar num único gigante. Como costuma acontecer com fusões desse tipo, centenas de empregados perderiam seus empregos. Questão: como se pode dar uma notícia dessas sem tornar a situação ainda mais preocupante?
Um chefe o fez da pior maneira. Com um discurso soturno, ameaçador, disse: "Não sei o que vou fazer, mas não esperem que eu seja bonzinho com vocês. Tenho que despedir metade do pessoal aqui e não tenho bem certeza de como vou tomar essa decisão. Assim, quero que cada um de vocês me dê seus antecedentes e qualificações, para que eu possa começar". Outro executivo envolvido no processo saiu-se muito melhor. Sua mensagem: "Acho que a nova companhia será muito excitante para nosso trabalho. Temos a felicidade de contar com pessoal talentoso em ambas as organizações. Vamos decidir o mais depressa possível, mas não antes de termos certeza de haver reunido informações suficientes para sermos justos. Manteremos vocês informados. Vamos decidir tanto com base no desempenho quanto nas capacitações qualitativas, como o modo de trabalhar em equipe".
Mark Loehr, diretor gerente da Salomon Smith Barney, disse-me que os empregados do segundo grupo "tornaram-se mais produtivos, porque estavam excitados diante do potencial da situação. E sabiam que, mesmo que acabassem sem o emprego, a decisão teria sido justa". Mas, no primeiro grupo, "todos ficaram desmotivados. O que entenderam foi 'não estou sendo tratado com justiça'. Ficaram amargurados, desmoralizados. As pessoas diziam: 'Nem sei se quero trabalhar mais com esse cretino, muito menos nessa companhia'. Alguns dos melhores talentos deixaram a empresa, o que não aconteceu no outro grupo".
A arte da influência pressupõe lidar com as emoções de outras pessoas. Nesse sentido, os dois chefes de departamento exerceram influência - só que em direções opostas. Os profissionais de primeira grandeza têm o dom de emitir sinais emocionais, que os tornam comunicadores poderosos, capazes de conduzir uma audiência. Em suma, são líderes. 


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Posts

Look