A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções e debêntures.
Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A's este patrimônio é composto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando - com rapidez, amplitude e detalhes - as operações executadas.
Embora existam entidades que só operam com pregão eletrônico (como a norte-americana Nasdaq), em sua maioria as bolsas de valores dispõem de um pregão físico, onde são realizadas as negociações.
As bolsas têm o dever de repassar aos investidores (através de revistas, boletins e meios eletrônicos) informações sobre seus negócios diários, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparência das operações. No Brasil, a atividade das bolsas é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em Portugal a actividades das bolsas é fiscalizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).








![[COCP+Banner+120+x+60+px.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZVcsMi3VnUcfJV2Iw3QtgOWT_CdohCoEmbm2CDXXKnnEuZR7gUlv0FUJjINZLMrBcsQax_wf-rsdQRDQ_3rQUi-1PsBRIGCvJvP9BAlevK52ulLjF1VEIqDu_yzkp-5i91VvF1GqcvyUm/s1600/COCP+Banner+120+x+60+px.jpg)


0 comentários:
Postar um comentário