Oron - Seja Um Afiliado - Clique na Imagem

Oron - Seja Um Afiliado - Clique na Imagem
A Melhor Maneira de Ganhar Dinheiro com Seus Downloads

Origem do Reality show e do BBB




Embora tenha havido precedentes no rádio e na televisão, o primeiro reality show, como hoje sentido foi a série An American Family, transmitida em doze partes em 1973 nos EUA; a série ficou famosa por lidar com divórcio em uma família nuclear, e ainda, pela revelação de que um dos filhos, Lance Loud, era homossexual. Vários shows na Inglaterra e Austrália usaram o mesmo enredo.
A série que teria criado o interesse moderno em reality shows foi talvez COPS, lançada em março de 1989. Foi seguido por The Real World, da MTV, (lançado no Brasil como Na Real. que se tornou fenômeno de popularidade. Em 2000, com o surgimento do Big Brother e da Expedition Robinson na Europa, assim como Survivor nos EUA, houve multiplicação de shows baseados em reality shows, sendo que a crítica e a população sentiram que com gosto questionável.
No Brasil, pode-se dizer que a "onda" de reality shows começou, basicamente, com o programa No Limite, baseado em Survivor, em 2000. Em 2001, foi criado o programa Casa dos Artistas, fenômeno notável de audiência do SBT. Em 2002, surgiu o maior expoente deste gênero no Brasil, o programa Big Brother Brasil. Em 2009 começou A Fazenda transmitida pela Record, reality show com famosos dentro de uma fazenda.
O termo Reality show é conhecido por mostrar, de forma simulada, uma realidade. Em tais programas não há roteiros a serem seguidos e os participantes têm que resolver problemas ou apenas conviver com outros participantes, como no caso do programa Big Brother e outros. Os chamados reality shows entretêm as pessoas com a reação de seus participantes em apenas viverem um cotidiano ou realizarem alguma prova.
Alguns outros reality shows como O Aprendiz ou O Desafiante - 2005, levam aos seus participates desafios que eles poderiam encontrar em suas profissões ou em suas próprias vidas. Há Esquadrão da Moda também, cada episódio apresenta uma "vítima" de moda e reforma do seu guarda-roupa. e 2009 criado para ser exibido em 2010 o novo reality show Top Music da CNG TV,quer descubrir talentos do brasil. TOP MUSIC,vem com uma grande estrutura de Reality Show.
É certo que os reality shows mostram na íntegra um assunto intrigante a todos, a interação entre as pessoas, apesar de cada um dos mesmos possuir suas peculiaridades.

Os elementos comuns que caracterizam o reality show são os personagens e suas histórias supostamente tomadas da vida cotidiana. O protagonista, normalmente, apresenta-se como um cidadão médio, gente comum que está disposta a atuar como uma estrela das telas a mudança de fazer pública sua vida privada. O sujeito anônimo da grande massa se converte numa "estrela" dado que uma das funções dos meios de comunicação é outorgar 'status.
Um reality show inclui procedimentos semelhantes aos noticiários: notícias sobre determinados fatos, documentos, conexões ao vivo, avanços de agenda e enviados especiais ou correspondentes no estrangeiro.
  • Tipo Survivor (ou No Limite: um grupo heterogêneo de pessoas é levado a um lugar remoto sem serviços elementares, no qual deverão procurar seu sustento e deverão competir para obter produtos básicos
  • Tipo Big Brother: um grupo heterogêneo de jovens de ambos sexos devem conviver durante certo tempo numa casa, formando alianças e tramando intrigas para não ser expulsados pelo voto dos espectadores. Entre a variedade de reality tipo Big Brother podemos encontrar a Surreal Life produzido pelo canal musical Vh1 ou The Real World produzido pela MTV.
  • Tipo Academia Artística: um grupo de aspirantes a artistas, sejam cantores atores, etc., é selecionado para habitar numa escola de arte fechada, onde recebem lições e são eliminados em função de sua habilidade julgada por juízes ou bem pelo voto dos espectadores. Marcos importantes nesta tendência são os programas X Fator, American Idol, Ídolos e Operação Triunfo (de tendência musical) emitido por TVE e RTP e do qual se produziram programas clônicos em países como Espanha, Portugal, Argentina, Brasil, México, Colômbia, Venezuela e Chile.
  • Tipo Solteiro: um homem ou mulher solteiro, usualmente rico ou famoso, deverá eleger entre um grupo de pretendentes. Nesta classe de emissões, costuma ser o solteiro quem decide quem prossegue na competição. Ex.: The Bachelor
  • Tipo Busca de Emprego: um grupo de participantes se submete às regras ditadas por um empresário a mudança de obter um emprego para trabalhar numa de suas empresas. O programa típico desta nova tendência é O Aprendiz (The Apprentice), programa da rede televisiva NBC e conduzido pelo empresário estadounidense Donald Trump. Na América Latina se produziram duas versões: uma brasileira conduzida pelo empresário Roberto Justus para a 'Rede Record .



O Big Brother Brasil (BBB) é um reality show da Rede Globo que teve a sua primeira temporada realizada em 2002. É a versão brasileira do reality show Big Brother, cuja primeira temporada mundial realizada em 1999 nos Países Baixos.
O nome do programa deve-se ao livro 1984, escrito em 1948 por George Orwell, no qual o Big Brother (ou Grande Irmão, como foi traduzido nas versões lusófonas do livro) é o líder que tudo vê da distópica Oceania, líder este que governa o mundo ocidental em um futuro fictício. Representado pela figura de um homem que provavelmente na trama não exista, vigia toda a população através das chamadas teletelas, governando de forma despótica e manipulando a forma de pensar dos habitantes.
O Big Brother orwelliano, na verdade, é o apresentador do programa. Ele é o único contato que os participantes tem com o mundo fora da casa. Além disso, como por exemplo na versão brasileira com Pedro Bial, o apresentador também assume a função de grande irmão ao instruir psicologicamente os participantes. É curioso notar que como em 1984, quando os participantes do Big Brother veem a éfige do apresentador na tela, esses o enaltecem da mesma forma que os habitantes da Oceania fazem com o Grande Irmão.
O programa consiste no confinamento de um número de participantes (na maioria das temporadas, 14) em uma casa cenográfica, sendo vigiados por câmeras 24 horas por dia, sem conexão com o mundo exterior: os participantes não podem falar com seus parentes e amigos, não podem ler jornais ou usar de qualquer outro meio para obter informações externas. O objetivo do programa é eleger como celebridades pessoas “normais”, que se inscrevem enviando vídeos para a produção do programa.
No Brasil, o programa, além das trasmissões diárias na Rede Globo, é exibido em pay-per-view no canal por assinatura Premiere Shows e com flashes no Multishow.

O Programa

Até o presente momento foram realizadas nove temporadas do Big Brother Brasil. A última foi finalizada no dia 07 de Abril de 2009. Apenas as duas primeiras aconteceram no mesmo ano, 2002, com pouco mais de um mês entre uma temporada e outra. Todas as outras edições, passaram a ser realizadas uma a cada ano, normalmente entre Janeiro e o começo de Abril
Resultados dos BBBs anteriores:

BBB1

Kleber Bambam Vencedor
Vanessa Pascale 2° Lugar
André Gabeh 3° Lugar

BBB2

Rodrigo “Caubói” Fraga Leonel Vencedor
Manuela Saadeh 2° Lugar
Cida Moraes 3° Lugar

BBB3

Dhomini Ferreira Vencedor
Elane Silva 2° Lugar
Viviane Oliveira 3° Lugar

BBB4

Gecilda “Cida” dos Santos Vencedora
Thiago Lira dos Santos 2° Lugar
Juliana Lopes Leite 3° Lugar

BBB5

Jean Wyllys Vencedor
Grazielli Massafera 2° Lugar
Sammy Ueda 3° Lugar

BBB6

Maria Nilza “Mara” Viana Vencedora
Mariana Felício 2° Lugar
Rafael Valente 3° Lugar

BBB7

Diego “Alemão” Gasques Vencedor
Carollini Honório 2° Lugar
Bruna Tavares 3° Lugar

BBB8

Rafael “Rafinha” Ribeiro Vencedor
Gyselle Soares 2° Lugar
Natália Casassola 3° Lugar

BBB9

Maximiliano de Oliveira Porto Vencedor
Priscila Pires 2° Lugar
Francine Piaia 3° Lugar

Curiosidades BBB


  • O Big Brother Brasil, desde a sua primeira temporada, vem causando polêmica – uma das pretensões do programa, buscando visibilidade e audiência – por aqueles que são contra a exibição em horário nobre de atitudes cometidas por alguns participantes do programa, que são ofensivas a valores e culturas de vários setores da sociedade brasileira.
  • O Ministério da Justiça tem se mostrado especialmente atento a demonstrações de comportamento impróprio dos participantes em episódios de “bebedeira”, linguagem ofensiva e racismo. O programa, no Brasil, foi classificado como impróprio para menores de 16 anos até 2008. Em 2009, na 9ª edição, foi classificado com impróprio para menores de 14 anos. O horário em que é exibido é geralmente após às 22h. Pacotes de pay-per-view são oferecidos pela televisão por assinatura e pela internet, proporcionando uma cobertura de 24 horas das câmeras da casa.
  • No Big Brother Brasil 8, a participante Gyselle, no 6º paredão triplo da edição, onde enfrentava Marcelo (47%) e a eliminada Juliana (50%), recebeu apenas 3% dos votos. O menor percentual de um paredão em toda a história.
  • O grupo canadense Simple Plan e o DJ inglês Fat Boy Slim foram os únicos artistas internacionais a se apresentarem no Big Brother Brasil(BBB7).
  • Todos os participantes devem lavar a sua roupa, na lavanderia da casa, e fazer sua própria comida (exceto nas festas temáticas semanais). Quem agredir outro participante ou quebrar objetos da casa espontaneamente é eliminado do programa.
  • Há câmeras em todos os lugares da casa, incluindo na piscina sob o nível da água. Também há uma câmera na cabine do vaso sanitário, mas suas imagens não vão ao ar.
  • A partir da quarta temporada, foi criado o “Big Boss”: o público escolhe entre duas tarefas que devem ser cumpridas pelos participantes durante a semana, como “tais participantes devem dormir no chão esta semana” ou “nesta semana as mulheres usam perucas”. Os competidores só ficam sabendo de suas obrigações depois que a votação foi concluída.
  • A partir do Big Brother Brasil 8, foi colocado na casa um telefone, o “Big Fone“, quem atendesse poderia receber vários tipos de prêmios, ou não. O “Big Fone” informava desde uma indicação ao paredão á um participante que garante seu lugar na final.
  • Também a partir da oitava temporada, surgiram os paredões triplos (entre três pessoas). As pessoas poderiam ser indicadas por provas do líder ou até pelo “Big Fone”. Foram 6, e essas eram estratégias para obtenção de audiência. Os eliminados nos seis paredões triplos foram Alexandre, Thalita, Bianca, Fernando, Felipe e Juliana.
  • No Big Brother Brasil 5 foi criada a moeda do BBB, as “estalecas“, que servem para comprar comida para a casa. No primeiro programa, as estalecas foram usadas para a compra de móveis para a casa. Cada participante é responsável pela sua cota de estalecas, e elas podem ser sacadas em um terminal instalado no confessionário. O público pode monitorar a “conta bancária” de cada participante pela internet. Depois que os participantes saem da casa, as estalecas deixam de existir.
  • O Big Brother Brasil 9 foi a edição que registrou a pior média de audiência, bem como a final desta mesma edição. Apesar disso, do ponto de vista comercial, essa edição foi a que rendeu mais lucro para a Globo, com uma receita estimada em R$ 110 milhões, faturados através de cotas de patrocínio, merchandising, anúncios, anúncios extras, espaços vendidos na casa, assinaturas de pacotes na TV paga, portal Globo.com, etc..

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Posts

Look