Oron - Seja Um Afiliado - Clique na Imagem

Oron - Seja Um Afiliado - Clique na Imagem
A Melhor Maneira de Ganhar Dinheiro com Seus Downloads

A Metamorfose - Franz Kafka

Não há ninguém que nunca tenha ouvido falar em A Metamorfose, de Franz Kafka. Por alguma razão isto acontece: é um livro que trata um assunto bstante original, de maneira a deixar o leitor a reflectir sobre os caracteristicas do ser humano, assim como sobre as suas atitudes para com os outros, por vezes bastante cruéis, que nos passariam completamente despercebidas se não houvesse escritores como Kafka para delas nos alertar. Acordar e ver-se aprisionado num corpo de barata já é suficientemente mau, mas tudo piora se se for desprezado pelos próprios pais. Apenas por se ser diferente e não ter utilidade alguma.
Pensando um pouco enquanto se lê o livro, chega-se à conclusão de que o comportamento dos pais de Gregor, a personagem principal tornada barata, não é, embora extremamente cruel, de todo excêntrica. Se ninguém se comportasse desta maneira, não haveria o enorme número de idosos abandonados em lares de terceira idade, ou até mesma em hospitais. Morrem sozinhos, sem qualquer companhia amiga, completamente moribundos a nível psicológico.
Pode-se mesmo substituir o corpo de barata por um envelhecimento inesperado. Em vez de ser barata, Gregor seria velho. Seria, à mesmo, inútil e desagradável, fechado no seu quarto, pobres refeições, quando chega a haver refeições, escondido por ser uma vergonha para a família, maltratado fisicamente.
Não importava que em tempos tivesse sido um grande ponto de apoio para toda a família, ninguém se interessava por ele. Gradualmente, tudo o que tinha era levado para longe de si, começando pelo mobília toda do seu quarto, até deixar de ter qualquer tipo de consideração por parte dos outros.
Perto do meio do livro, ao ver o seu filho intrometer-se na sala de estar, mesmo que fosse só para ouvir a irmã a tocar violino, o pai de Gregor, num acesso de fúria, arremessa-lhe uma maçã que apanha da mesa a seu lado, que lhe acerta nos costas e lá fica cravada. Sem que nenhum dos membros da família se dê ao trabalho de a retirar e cuidar da ferida, a maçã não volta a sair das costas de Gregor até à sua morte, no fim do livro. À medida que se vai decompondo, até estar putrefacta, infecta lentamente a ferida que causou, contribuindo para piorar o já decadente estado de Gregor. Ninguém se importa.
Sendo um livro de poucas páginas e linguagem acessível, aconselho que se dedique um pouco de tempo a A Metamorfose, que é sem dúvida uma história bastante enriquecedora a nível de compreensão das atitudes do “mentalmente evoluído” ser humano.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Posts

Look